Pesquisa

Home / Pesquisa / Tecidos Técnicos para EPIs

Tecidos Técnicos para EPIs

Os tecidos técnicos para Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) têm características diferentes, já que dependem da funcionalidade que terão e os riscos que os colaboradores podem sofrer, devendo ser avaliados com a mesma sistemática, seguida do direcionamento da proteção dos equipamentos.

Depois disso, devem ser estabelecidas medidas de proteção, sendo nessa fase que os tecidos técnicos para EPIS podem ser selecionados.

Diferentes desempenhos exigem diferentes tecidos técnicos

As condições de trabalho fazem com que as necessidades de proteção sejam diferentes e, portanto, os materiais para a fabricação de tecidos técnicos para EPIs também.

Colaboradores que têm grande exposição ao calor e ao risco de explosão, por exemplo, devem possuir EPIs com tecidos técnicos ininflamáveis. Já os colaboradores que estão expostos aos riscos elétricos, devem ter EPIs confeccionados com tecidos antiestáticos. Para os riscos químicos, a recomendação é o uso de tecidos técnicos impermeáveis.

A produção de tecidos técnicos para EPIs

O processo de confecção de tecidos técnicos para EPIs são os mesmos utilizados na produção de uniformes comuns, no entanto, o que muda são as matérias-primas. Toda vestimenta feita com tecidos técnicos para EPIs deve atender às normas de segurança do Ministério do Trabalho e Emprego, e as mesmas devem atender algumas regras específicas, como informações na embalagem e na própria vestimenta, por exemplo o ATPV (Arc Thermal Performance Value), que se trata de um indicador denominado para medir o desempenho dos tecidos técnicos de EPIs e caracterizar as roupas de proteção contra arco elétrico.

Matérias-primas mais utilizadas para a fabricação de tecidos técnicos para EPIs

As matérias-primas mais utilizadas para a fabricação de tecidos técnicos são as fibras de algodão retardante de chamas, meta-aramida, para-aramida e poli-benzimidazole (PBI). Esses materiais têm características de proteção térmica em geral. A fibra de para-amida, além da proteção térmica, também possui uma característica que evita a rachadura do material carbonizado, promovendo mais segurança ao utilizar uma vestimenta feita com esse tipo específico de tecido técnico.

Indicação de vestimenta de tecidos técnicos para EPIs

As vestimentas feitas de tecidos técnicos para EPIs são indicadas para a proteção de trabalhadores que estão suscetíveis a riscos que ameaçam a sua segurança e saúde no trabalho. O Ministério do Trabalho, pela Norma Regulamentadora nº 6, estabelece exigências legais para o uso correto de EPIs.

Nesta NR, não há especificações quanto a necessidade de proteção contra arcos elétricos e riscos térmicos na produção das vestimentas para produção de tecidos técnicos, porém estabelece que o EPI deve proteger os trabalhadores contra agentes térmicos desde os membros superiores aos inferiores.

Ao precisar de tecidos técnicos para EPIs não hesite em contatar a Galutex!

Para saber mais sobre tecidos técnicos para EPIs:

Ligue para (19) 99816-5091 ou clique aqui para entrar em contato pelo e-mail.

COMO PODEMOS AJUDAR SUA EMPRESA?