Pesquisa

Home / Pesquisa / Tecidos para Filtros: o que são, fibras e produção

Tecidos para Filtros: o que são, fibras e produção

Os tecidos para filtros são utilizados em sistemas de filtragem para a separação de partículas sólidas, líquidas ou de gases de um fluxo e tem como objetivo oferecer eficiência na filtração, além de outras propriedades específicas que atendem diferentes aplicações na indústria.

Esses tecidos são muito utilizados em diversos segmentos industriais, como a indústria automotiva, química, alimentícia, farmacêutica, de energia, de mineração, indústria de óleo e gás, entre outros; tal que desempenham um papel crucial na remoção de partículas indesejadas, na purificação de líquidos e gases e na proteção de equipamentos e processos dessas indústrias.

Fibras utilizadas nos tecidos para filtros 

Existem inúmeras fibras disponíveis no mercado e, abaixo, citam-se as mais utilizadas nos processos de fabricação de tecidos para filtros:

  • Poliamida (nylon): É resistente à abrasão, possui boa elasticidade e é uma das fibras indicadas para a produção de tecidos para filtros pela boa captação de pós abrasivos.
  • Poliéster: É comumente utilizado nos processos de filtração de pós e retenção de partículas, possui boa resistência à abrasão e à temperatura de até 150° C com clima seco; e excelente estabilidade dimensional.
  • Polipropileno: É um tipo de material leve utilizado na produção de tecidos para filtros que apresenta boa resistência química, a maioria de ácidos e alcalinos.
  • Algodão: Fibra natural que é resistente às temperaturas altas e possui boa retenção de partículas.
  • Fibra de vidro: Material frequentemente utilizado nos sistemas de despoeiramento que envolvem altas temperaturas, podendo operar em 250° C. Os tecidos para filtros de fibra de vidro recebem membrana PTFE que lhe proporcionam propriedades antiaderência.
  • Tecidos antiestéticos: São tecidos para filtros que incorporam fios e fibras que possuem propriedades condutoras, composição que contribui para a segurança dos sistemas de filtração, evitando assim, que cargas se acumulem, gerem faíscas e riscos de incêndio ou até mesmo explosões.


Produção de tecidos para filtros

O processo de fabricação de tecidos para filtros pode envolver tratamentos químicos ou mecânicos para melhorar as propriedades do tecido, como impermeabilização, resistência ao calor ou propriedades antichamas.

A fabricação dos tecidos técnicos para filtros geralmente envolve processos como tecelagem e não-tecidos – por meio de agulhamento, como por exemplo: revestimento, laminação e acabamento. A escolha do processo de fabricação depende do tipo de tecido desejado e das propriedades necessárias para a aplicação.

A escolha da fibra para os tecidos para filtros 

A escolha da fibra correta para a construção de tecidos para filtros deve levar em consideração a sua aplicação e também em qual equipamento será instalado. Para que essa avaliação seja feita de maneira correta, é preciso levar em consideração a resistência da fibra à temperatura, aos químicos e também suas propriedades físicas, como a resistência à abrasão e ao alongamento.

A seleção correta dos tipos de fios utilizados na construção dos tecidos para filtros deve levar em consideração suas principais características, como a fibra cortada, por exemplo, que apresenta excelente capacidade de retenção de partículas.

A combinação dos tipos de fios ideais, aliados à escolha de acabamentos adequados, são importantes para obter a melhor performance para cada tipo de aplicação destes tecidos.

Acabamentos dos tecidos para filtros 

Os tecidos para filtros podem receber variados tipos de acabamentos para obtenção do melhor resultado final, dentre eles, está a termo fixação, que confere a estabilidade dos tecidos para filtros e evita o encolhimento; e a impregnação com resina PTFE que confere aos tecidos para filtros propriedades de antiaderência e repelência à água e óleos.

Já a calandragem se ocasiona em uma superfície mais lisa, evitando a impregnação. Outro acabamento que também proporciona essa superfície mais lisa aos tecidos para filtros é a membrana PTFE, que além disso também oferece antiaderência.

Melhore o desempenho do filtro com os tecidos para filtros da Galutex!

A Galutex oferece uma linha ampla de tecidos para filtros que vão melhorar o desempenho do filtro, além de oferecer ganhos na durabilidade, aumento na taxa de filtragem, excelente vedação lateral, boa estabilidade dimensional, facilidade nas lavagens dos tecidos para filtros e desprendimento da torta.

Para saber mais sobre tecidos para filtros

Ligue para (19) 3473-0558 ou clique aqui para entrar em contato pelo e-mail.

COMO PODEMOS AJUDAR SUA EMPRESA?