Pesquisa

Home / Pesquisa / Tecidos Amortecedores: definição, aplicação, fabricação e matérias-primas

Tecidos Amortecedores: definição, aplicação, fabricação e matérias-primas

Tecidos-para-amortecedores-GalutexTecidos-para-amortecedores-GalutexTecidos-para-amortecedores-Galutex

Tecidos amortecedores são materiais técnicos utilizados para fornecer amortecimento e absorção de impacto em diversas aplicações na indústria. Os setores industriais que mais utilizam os tecidos amortecedores são os de construção civil, aeroespacial e do esporte.

Fabricação dos tecidos amortecedores

Os métodos para a fabricação de tecidos amortecedores são diferentes e variam de acordo com o uso final pretendido, conheça os mais comuns:

  • Tecelagem: Os tecidos amortecedores podem ser feitos por meio tradicional de tecelagem. Nesse caso, os fios de tecidos amortecedores, como fibras sintéticas de alto desempenho, são entrelaçados para fabricar uma estrutura têxtil.
  • Não tecido: Outro método de fabricação de tecidos amortecedores é o conhecido “não tecido”, na qual as fibras são ligadas por métodos mecânicos, térmicos ou químicos. Esse processo permite a criação de tecidos amortecedores com diferentes densidades e características de amortecimento.
  • Malharia: Esse é outro método muito utilizado para a produção de tecidos amortecedores, aqui os fios são entrelaçados em uma estrutura de malha, que proporciona maior flexibilidade e capacidade de estreitamento dos tecidos amortecedores.


Matérias-primas utilizadas na produção de tecidos técnicos amortecedores 

  • Fibra sintética de alto desempenho: Materiais como poliéster, poliamida (nylon) e polipropileno são utilizados frequentemente na fabricação de tecidos amortecedores devido a sua resistência, durabilidade e capacidade de absorção.
  • Elastômeros: Materiais como borracha de silicone, nitrilo e Neoprene são amplamente usados na produção de tecidos amortecedores devido à capacidade de compressão e recuperação, o que os tornam excelentes amortecedores de impacto.
  • Materiais compósitos: Alguns tecidos amortecedores podem ser produzidos com a combinação de materiais, como fibra de carbono, vidro e aramida, incorporadas a uma matriz de resina ou elastômero. Esses materiais oferecem propriedades mecânicas avançadas aos tecidos amortecedores, como alta resistência e rigidez.


Aplicações de tecidos amortecedores nas indústrias

Os tecidos amortecedores desenvolvem um papel importante em fornecer segurança, conforto e proteção em suas diversas possibilidades de aplicações nas mais variadas indústrias. Na indústria automotiva, os tecidos amortecedores são aplicados em estofamentos, isolamento acústico e forros de portas. Já na indústria aeroespacial, são usados para absorver impactos e diminuir vibrações em algumas estruturas das aeronaves.

No esporte, os tecidos amortecedores oferecem proteção contra impactos em equipamentos como calçados esportivos e capacetes. Na eletrônica, oferecem proteção em dispositivos que são sensíveis a choques e vibrações. Já na construção civil, os tecidos amortecedores melhoram o isolamento acústico e também podem ser usados em pisos e barreiras de proteção.


Para saber mais sobre tecidos amortecedores 

Ligue para (19) 3473-0558 ou clique aqui para entrar em contato pelo e-mail.

 

COMO PODEMOS AJUDAR SUA EMPRESA?