O tecido com monofilamento é um tipo de tecido técnico construído com fios de monofilamento. Por sua vez, o monofilamento é um fio contínuo que possui alta resistência e durabilidade. O tecido com monofilamento é geralmente utilizado na produção de quadros de estamparia e de telas para filtros. Existem diversos tipos de tecidos que podem ser utilizados na filtragem de sólidos, líquidos e gases.
O tecido com monofilamento também pode ser usado em diversos segmentos industriais, como o agroindustrial, cimenteiro, farmacêutico, frigorífero, alimentício, laticínio, minerador, entre muitos outros. Como exemplo de aplicação na indústria, é possível citar o setor industrial metalúrgico, que precisa do tecido com monofilamento para a filtragem de partículas nas peças e ferramentas usinadas.
VANTAGENS DO TECIDO COM MONOFILAMENTO
Com o tecido com monofilamento é possível fazer a filtragem em fluídos gerados por meio de produção industrial que favorece a vida útil de máquinas e equipamentos. Pela filtragem com tecido com monofilamento é possível:
- Diminuir as dificuldades de manutenção;
- Promover segurança e qualidade;
- Produtividade maior das instalações;
- Diminuição dos retrabalhos.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO TECIDO COM MONOFILAMENTO
As principais características do tecido com monofilamento se tratam da tração, estabilidade dimensional, resistência a produtos químicos, resistência à abrasão e maior durabilidade. E podem, além disso, ter propriedades adicionais, como antichama, resistência UV, repelência à água e propriedades antibacterianas, isso depende das necessidades específicas de cada tecido com monofilamento.
APLICAÇÕES DO TECIDO COM MONOFILAMENTO NAS INDÚSTRIAS
O tecido com monofilamento possui grande versatilidade que permite que seja aplicado em uma variedade de indústrias que precisam de materiais duráveis e de alto desempenho. Veja algumas das aplicações mais usuais do tecido com monofilamento:
- Filtragem: O tecido com monofilamento é utilizado em filtros industriais para a separação de partículas sólidas de líquidos ou gases;
- Peneiramento: O tecido com monofilamento é usado em peneiras e telas industriais para que haja separação de partículas em diferentes tamanhos;
- Reforço estrutural: O tecido com monofilamento é aplicado como material de reforço em estruturas para que aumentem a resistência e durabilidade;
- Revestimentos industriais: O tecido com monofilamento pode também ser utilizado como um revestimento industrial para fornecer propriedades como resistência ao desgaste, proteção contra produtos químicos e isolamento térmico.
MATÉRIAS-PRIMAS DO TECIDO COM MONOFILAMENTO
O tecido com monofilamento pode ser fabricado a partir de diversas matérias-primas, mas as mais comuns são o poliéster e nylon, ambos são materiais duráveis e amplamente usados na indústria têxtil.
Outros materiais também podem ser utilizados para a fabricação de tecido com monofilamento, dependendo de sua aplicação final. E essa escolha de matéria-prima para o tecido com monofilamento dependerá das propriedades que são necessárias para atender aos requisitos da aplicação, como por exemplo, resistência, flexibilidade, entre outros.
Alguns exemplos de matérias primas que também podem ser utilizadas para a fabricação de tecido com monofilamento:
- Polipropileno;
- Polietileno;
- PTFE (politetrafluoroetileno);
Se você procura por tecido com monofilamento, você encontra na Galutex.
PARA SABER MAIS SOBRE TECIDOS COM MONOFILAMENTO
Ligue para (19) 3473-0558 ou clique aqui para entrar em contato pelo e-mail.