O tecido em aramida é um material têxtil que possui alta performance e é fabricado a partir de fibras de aramida, conhecidas por sua alta resistência e propriedades térmicas. As aramidas são polímeros sintéticos compostos por poliamidas aromáticas.
No mercado existem diversos tipos de tecidos e cada um deles é ideal para um tipo de produção, além de contar com características singulares. Um dos modelos mais comumente utilizado pela versatilidade de finalidade é justamente o tecido em aramida.
Quando comparado a outros tipos de tecido, o tecido em aramida se sobressai pela resistência mecânica maior e também por contar com uma qualidade muito útil na indústria: ele atua como um isolante térmico. O tecido em aramida é extremamente resistente a rasgos e até mesmo a tentativas de cortes.
CARACTERÍSTICAS DO TECIDO EM ARAMIDA
- Resistência mecânica: O tecido em aramida é resistente à tração e, nesse quesito, supera materiais tradicionais, como o algodão nylon e poliéster.
- Resistência ao calor: O tecido em aramida possui alta estabilidade térmica, o que mantém as propriedades mecânicas até mesmo em temperaturas altas, além de baixa possibilidade de inflamabilidade e também não derrete com facilidade.
- Peso baixo: Mesmo com sua alta resistência, o tecido em aramida tem baixo peso, o que o torna o material ideal para ser aplicado em situações nas quais o peso é um fator importante.
- Isolamento elétrico: Tecido em aramida é um bom isolante elétrico e proporciona proteção contra descargas elétricas.
CONFECÇÃO E PRODUÇÃO DO TECIDO EM ARAMIDA
A produção de tecido em aramida envolve a fabricação das fibras de aramida que são convertidas em tecidos. Esse processo é complexo e inclui a polimerização, fiação e tratamentos térmicos para desenvolvimento das propriedades desejadas para cada tecido.
O tecido em aramida possui diferentes padronagens e pode ser confeccionado com desenhos e tamanhos diferentes, além de ter texturas com muitas densidades. Essas características vão depender do tipo de projeto que se almeja ser executado. A resistência do tecido em aramida varia de acordo a capacidade da fibra de absorver energia, o que causa grande impacto em sua vida útil.
APLICAÇÕES DO TECIDO EM ARAMIDA NAS INDÚSTRIAS
Devido às suas características, como alta resistência e as suas propriedades térmicas e químicas, o tecido em aramida é amplamente utilizado em diversas aplicações e múltiplos setores da indústria, principalmente nas quais a segurança e a durabilidade são essenciais, os mais comuns são:
- Indústrias de segurança: O tecido em aramida é utilizado em equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas e roupas de proteção contra o calor, chamas e produtos químicos.
- Indústria automotiva: Componentes automotivos podem ser fabricados com tecido em aramida, como mangueiras, correias de transmissão, revestimentos de cabos e estofamentos resistentes ao fogo.
- Indústrias de equipamentos de combate a incêndios: Fabricantes de roupas e equipamentos de bombeiros utilizam o tecido em aramida para oferecer proteção contra chamas e temperaturas extremamente altas.
- Indústrias química: As empresas desse setor usam tecido em aramida em roupas e equipamentos de proteção para trabalhadores que lidam diariamente com substâncias químicas que podem ser perigosas.
- Industrias elétrica e de eletrônica: Os tecidos em aramida são utilizados para isolamento elétrico, cabos resistentes ao calor e em componentes de equipamentos elétricos.
Procurando tecidos em aramida? Fale com a Galutex!
PARA SABER MAIS SOBRE TECIDO EM ARAMIDA
Ligue para (19) 3473-0558 ou clique aqui para entrar em contato pelo e-mail